Como usar o e-mail marketing para construir um relacionamento com os clientes

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Como usar o e-mail marketing para construir um relacionamento com os clientes

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E-mail marketing é tudo sobre a construção de relacionamentos satisfatórios com seus clientes. Como qualquer bom relacionamento, é importante ter interesses mútuos. Pergunte a si mesmo: onde os interesses da minha empresa se cruzam com as necessidades e desejos dos meus clientes?

E-mail marketing é excelente para impulsionar as vendas, reter clientes, aumentar a notoriedade da marca e impulsionar o tráfego do site. Mas você provavelmente só terá sucesso se puder responder “o que há para eles?”

Se você ainda não estiver usando e-mail para gerar receita, você está atrasado para a festa. Segundo pesquisas, 60% das empresas dizem que o e-mail marketing já está produzindo um retorno sobre o investimento, e 64% esperam que o canal cresça em lucratividade.

Faz sentido que o e-mail esteja entre as formas mais populares e lucrativas de marketing. Para alcançar milhares, o único custo é o tempo necessário para produzir o modelo de e-mail, o conteúdo e a despesa do sistema de distribuição de e-mail. As comunicações por correio não podem ser comparadas em termos de eficiência de custos. Mas não negligencie o obstáculo inicial de obter uma audiência de milhares de pessoas.

Vamos orientá-lo no desenvolvimento de uma estratégia de marketing por e-mail de primeira linha para criar um público-alvo, fazer conteúdo interessante, aumentar a lealdade dos clientes e medir o sucesso.

Crie uma estratégia para aumentar seu público

Não compre listas: E-mail marketing é mais eficaz quando visto como compromisso de longo prazo. Pode levar algum tempo inicial e esforço para desenvolver um público ativo e engajado, mas vale a pena.

Tentativas de atalho no processo são mais propensas a doer do que ajudar. As listas de e-mail compradas geralmente têm leads de baixa qualidade que são menos receptivos à sua mensagem e têm maior probabilidade de marcar você como spam.

E-mails não solicitados são irritantes e muitas vezes prejudicam a reputação da marca que os envia. Se muitas das suas mensagens forem devolvidas ou forem marcadas como spam, os servidores de e-mail que controlam o acesso a audiências o colocarão na lista negra, impedindo, no futuro, a comunicação futura com seus usuários.

Aumente seu público da maneira certa: analise e aprimore os canais em que as pessoas já estão interagindo com sua marca. Comunique os benefícios de se inscrever e defina expectativas precisas para os inscritos na lista. Conheça seu público-alvo para que você possa fazer ofertas que agrade a ele. Algumas boas táticas incluem ter formulários de inscrição em sites, um incentivo imediato para o registro, programas de fidelidade e anúncios de busca paga conectados a páginas de destino com um formulário de inscrição por e-mail.

Ganhe confiança: a comunicação por e-mail começa como uma relação de confiança. A maioria dos formulários de solicitação de e-mail tem um aviso legal que promete não enviar spam ou vender o endereço de e-mail. Os assinantes passaram pela confiança de dar-lhe o seu e-mail. Não abuse, enchendo a caixa de entrada com mensagens de spam ou enviando boletins informativos não relacionados. Além disso, facilite a desinscrição.

Planeje com antecedência: crie um plano e aloque recursos apropriados para dar suporte à geração regular de e-mails e material de apoio. Considere ter um calendário editorial para determinar quando escrever sobre tópicos que são relevantes para o ciclo de negócios de seus clientes desejados.

Construa o compromisso e a lealdade

Otimize os e-mails para dispositivos móveis: este ano, esperamos que “muitas empresas e varejistas presenciam mais de 50% de seu tráfego proveniente de web móvel”. O e-mail otimizado para dispositivos móveis oferece uma grande vantagem nessa área porque preenche a lacuna entre dispositivos móveis e experiências de desktop.

Hoje, 90% das transações dos consumidores são iniciadas em um dispositivo e terminadas em outro, disse Neil Mohan, vice-presidente de publicidade gráfica do Google. Os varejistas que se recusam a fazer o e-mail para celular podem pagar um preço alto. Relatórios da Return Path 63% dos consumidores excluem os e-mails imediatamente se não estiverem otimizados para dispositivos móveis.

Crie seu e-mail corretamente: também é vital projetar uma versão sem imagens do seu e-mail que ainda faça sentido porque a maioria dos assinantes bloqueia imagens por padrão. Melhore a eficácia de seus e-mails sem imagem, garantindo que as imagens tenham texto alternativo, que será exibido no lugar da imagem. Isso permite que os espectadores conheçam o conteúdo da imagem e cliquem nela se for um link. Além disso, prepare-se para o sucesso criando modelos de e-mail com seus objetivos e promessas em mente, para que os e-mails sejam fáceis de produzir.

Torne o boca-a-boca digno: A meta é criar conteúdo para que os usuários mais valiosos queiram compartilhá-lo. A maioria das pessoas tem mais probabilidade de ler um e-mail encaminhado de um amigo ou associado do que dos canais oficiais.

Tornar o conteúdo fácil de compartilhar nas mídias sociais pode ser extremamente benéfico. Uma recomendação pessoal muitas vezes carrega mais peso do que um anúncio sozinho. Uma empresa com a qual trabalhamos começou a ver um aumento dramático nas assinaturas de boletins informativos quando as pessoas o encaminhavam para seus amigos, que então se inscreviam.

Dê aos leitores a chance de se envolver com sua mensagem. Nos e-mails, isso pode parecer, fornecer links para recursos adicionais, um lugar para comentar sobre o artigo, um método para compartilhá-lo com amigos e downloads que valham a pena.

Avalie e melhore: comece a acompanhar as métricas de e-mail, como taxa de abertura e taxa de cliques, para avaliar o engajamento e identificar tendências de interesses. Depois de ter uma linha de base, comece o teste A / B para refinar ainda mais o seu perfil de assinante e continue fazendo melhorias.

Além disso, se você vender por e-mail, configure a análise no site para acompanhar corretamente a origem das vendas e obter uma estimativa real do seu ROI. Acompanhe os resultados e cancele a inscrição para determinar qual frequência de e-mail funciona melhor para seu público.

Seja relevante: Fornecer consistentemente conteúdo valioso a seus leitores é um dos melhores métodos para garantir alta taxa de abertura de e-mail e aumentar a fidelidade dos clientes. Aprenda o que é valioso para os seus leitores, estudando as métricas de usuários e pesquisando-as. Seja um bom ouvinte.

Personalize quando possível e apropriado: a utilização de pontos de dados, como localização e sexo, pode melhorar bastante a experiência do usuário. Se um cliente abandonar um carrinho de compras, tente lembrá-lo do item abandonado e, talvez, ofereça um cupom para melhorar a probabilidade de uma venda. Automatize as mensagens pós-compra para os clientes. Para a maioria das empresas, o e-mail é o principal método de manter contato com os clientes e é um excelente meio de aumentar a retenção. Não deixe que essas oportunidades mostrem que você se importa em passar por você.

Ainda não está convencido de marketing por e-mail é uma ótima maneira de atingir seu público-alvo? Aqui estão mais alguns pontos a serem considerados.

O e-mail alcança facilmente os usuários onde quer que eles estejam no dispositivo de sua preferência, seja na área de trabalho, tablet ou e-mail. Isso é uma necessidade na economia de hoje, onde uma indústria de eMarketer prevê projetos que o comércio móvel de varejo aumentará 37,2% As taxas de resposta com e-mails são mais rápidas do que com outras formas de comunicação direta, e tem mais persistência do que muitos anúncios em mídia social. Por exemplo, é mais fácil rastrear um e-mail com um cupom que você viu há dois dias do que uma promoção que você viu no Facebook dois dias atrás.

Além disso, a maioria das organizações subtiliza completamente o e-mail como forma de gerar fidelidade, manter a máxima atenção e expressar os valores da empresa que os diferenciam de seus concorrentes.

Não perca a oportunidade de estabelecer uma conexão significativa com seu público-alvo por e-mail.

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