E-mail marketing: como usar essa ferramenta

Marketing para redes sociais: um guia para iniciantes
11 de março de 2020
De loja física para venda online: passo a passo para fidelização do cliente
21 de abril de 2020

E-mail marketing: como usar essa ferramenta

Para muitos, o e-mail parece ser uma ferramenta bastante antiquada. Afinal, listas de e-mail no início da internet eram o principio meio de troca de ideias e interação. E, no lado negativo, não dá para esquecer como o spam incomoda e na maioria das vezes é jogado na lixeira sem nem ser lido.

Tendo em vista estas dificuldades, por que investir em ações de e-mail marketing? Em primeiro lugar as estatísticas estão definitivamente ao lado do uso do e-mail: em uma pesquisa conduzida nos Estados Unidos em 2007, 85% dos usuários de internet usavam o e-mail regularmente. Esse índice é maior do que o de usuários regulares de mecanismos de busca ou de redes socais. Já deu para perceber aonde o consumidor está, não?

Sabendo da importância do e-mail, a pergunta surge: como formular uma campanha de e-mail marketing? Afinal, uma campanha moderna não pode lembrar os spams de antigamente. Se você quer saber como utilizar essa ferramenta poderosa, acompanhe nosso guia e tire as suas dúvidas!

2. Construindo sua campanha de e-mail marketing

A primeira coisa para se ter em mente quando você estiver estruturando sua campanha de e-mail marketing é que a campanha deve ser menos sobre sua empresa e mais sobre o cliente. Isto é, na campanha de e-mail você deve oferecer a solução que o cliente procura.

O primeiro passo para uma campanha eficaz, é conhecer o seu cliente. Conhecendo a persona do seu cliente (isto é, o modelo ideal de quem é seu comprador), você vai conseguir construir uma campanha sob medida para o seu consumidor.

Você também deve estabelecer com clareza os seus objetivos, justamente para criar o conteúdo personalizado para a sua empresa. E , um dos passos mais importantes: você deve conseguir inscrições para a sua lista de e-mail e decida o tipo de campanha que você vai implementar: você vai dividir posts de blog? Vídeos? Fotografias?

Lembre-se sempre de pensar em cada detalhe. Não há uma receita pronta para e-mail marketing, tudo depende dos seus objetivos e produtos.

3. Conhecendo os tipos de campanha de e-mail marketing

Se você já sabe seu objetivo e quem é a persona do seu comprador, conhecer um pouco dos diferentes tipos de campanha de e-mail marketing para escolher aquela que mais se adéqua a sua empresa.

Você pode fazer uma campanha do tipo informacional, isto é, uma campanha em que a principal finalidade do e-mail é informar aos consumidores o lançamento de novos produtos, novo conteúdo, etc. Esse tipo de e-mail só pode ser enviado para aqueles consumidores que se inscreveram senão parecerá innvasivo e spam.

E há os e-mails transacionais que incentivam algum tipo de interação como comprar ou preencher um formulário. Esse tipo de e-mail é prioritário na construção de um relacionamento com o cliente. Pode ser um e-mail para o cliente que executou uma ação em seu site, pode ser um e-mail de boas-vindas para o cliente que se uniu à comunidade da sua marca.

É importante lembrar que maior parte dos casos, o melhor é misturar as estratégias de e-mail marketing: por exemplo enviando um e-mail de boas vindas e, posteriormente, informando ao cliente as novidades no seu site ou empresa.

4. Construindo sua lista de e-mail

Para uma campanha de e-mail marketing bem sucedida, é essencial que você tenha acesso aos destinatários certos . Para isso, saber como construir uma boa lista de e-mail é fundamental.

A forma mais utilizada de construção de lista de e-mail é através de lead magnets. Oferecer um produto em troca da inscrição é extremamente eficaz e dá a chance para o cliente conhecer o seu produto. Como as pessoas dão muito valor à sua privacidade e aos seus dados, o conteúdo oferecido pela sua empresa deve ser de altíssima qualidade.

Você também pode se utilizar do poder de penetração e influência do seu cliente para expandir a sua lista de e-mail. É  vem simples: inclua um botão de “mandar para amigos” e sua lista vai crescer organicamente.

Uma ideia bem interessante é criar conteúdos diferentes para as diferentes personas que são clientes em potencial da sua empresa. As pessoas tem maior tendencia de se engajar com um conteúdo que fale diretamente a elas. Vários e-mails diferentes podem atingir mais pessoas e, por consequência, aumentar a sua lista de e-mail.

Como você pode observar nesse breve guia de e-marketing, uma campanha de e-mail nem sempre é algo simples: há inúmeras variáveis para se levar em conta. Então, por que não conhecer nosso serviço de e-mail marketing? Aqui elaboramos um plano personalizado, que atenda perfeitamente às suas necessidades. Entre em contato e aumente suas vendas!

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades mensalmente!

T8F
T8F
Nosso foco é atrair os usuários para o conteúdo que eles procuram. Arquitetos de marca, engenheiros digitais e desenvolvedores de conteúdo. Somos empreendedores em primeiro lugar. Entendemos a importância e o impacto que as campanhas bem executadas têm nos resultados finais de uma organização. É por isso que nossos clientes apreciam os conjuntos de habilidades e conhecimentos privilegiados que fornecemos e confiam em nossa equipe com soluções inovadoras e resultados transformadores. Ajudamos clientes em todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *