De loja física para venda online: passo a passo para fidelização do cliente

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De loja física para venda online: passo a passo para fidelização do cliente

Fidelização do cliente: Em tempos de Covid-19 as redes sociais fazem o apelo #fiqueemcasa! Enquanto isso, na mídia, vários jornalistas e economistas analisam como será a situação da economia em tempos de consumo desacelerado.

E como fica seu negócio durante um período de mudanças tão radicais? Afinal, você se estruturou no modelo tradicional de venda presencial, em que a relação com o cliente é construída no dia a dia e agora a relação com o cliente se dá por intermédio de plataformas digitais, e a fidelização do cliente parece perdida em meio a tantas transformações.

Com um aumento de 30% , as vendas online parecem ser o caminho das pedras e no nosso guia ensinaremos a transição da venda presencial para venda online para você conservar e até mesmo aumentar seu faturamento!

1. Loja física vs. Ecommerce

Em primeiro lugar, é bom ter em mente que os modelos loja presencial e ecommerce não são incompatíveis. De fato, é possível ter a loja física e ainda assim oferecer produtos em ambiente digital.  Para você ter ideia desta convivência, empreendedores americanos chamam a combinação de loja física e loja online de “múltiplos canais”.

Geralmente, a convivência entre os dois modelos de comércio de baseia na interdependência entre eles: um sólido empreendimento físico fortalece lojas online e lojas online, com bom poder de penetração, fortalece sua loja física.

2. A transição

A primeira questão é como transportar sua identidade de loja física para sua loja online? A identidade da loja física pode depender da escolha de um nome que fique bem rankeado em mecanismos de busca (SEO), as vezes bem diferente da identidade que você construiu para a sua loja física.

Aqui, a escolha é bem simples: se você quer que sua marca fique conhecida de maneira orgânica isto é, através de ações de usuários ao invés de anúncios pagos, utiliza a identidade baseada em SEO no seu site.

Também é  muito importante pensar no estoque que você vai oferecer na sua loja online e aqui a dica é simples e sem segredos: as mercadorias oferecidas devem ser as mais populares possíveis, de modo a aumentar ao máximo a sua clientela.

E não se esqueça de sempre checar os seus competidores , especialmente o preço total da mercadoria considerando o preço do frete, assim, se você conseguir abaixar o preço do frete, você terá uma vantagem grande contra os seus competidores.

E ao lidar com o preço do frete não se esqueça de algumas regras importantes: discrimine no preço total o preço do frete, para o controle do cliente e ofereça na medida do possível descontos ou isenções do frete.

Se muita gente se foca na optimização em SEO e nos preços de mercadoria e frete, exite um aspecto que ainda é esquecido quando de inicia no ecommerce: o design do seu site. E não é apenas uma questão estética (apesar de que a estética é muito importante ) mas também uma questão de funcionalidade. Não se pode esquecer, mas a experiência da compre deve ser o mais simples possível de modo a não se tornar um obstáculo para as vendas. 

3. Fidelização do cliente

Os números parecem estar contra qualquer tentativa de implementar sua loja on line: 6 a cada 10 clientes ainda privilegiam a loja física e citam como motivo a conveniência e os recursos disponíveis, como experimentar a mercadoria, por exemplo. A questão é: como fidelizar o cliente no ecommerce?

A fidelização do cliente vem, definitivamente, de você conseguir seguir personalizar a experiência a experiência de compras daquele cliente: o cliente se sentirá especial e terá uma experiência que não será replicada por nenhum concorrente.

E existem várias táticas para tornar o cliente um consumidor fiel da sua marca: sugestão de produtos baseadas em interesses do clientes, e mails com informações pensadas sob medida para aquele cliente. E ainda no quesito experiência, a fidelização deve vir com uma recompensa: distribua convites especiais para os seus clientes VIP, ofereça os produtos novos primeiros para os cliente fiéis.

E finalmente: não subestime o poder do programa de fidelização tradicional. O cliente não só estará motivado a comprar mais, mas tambpem atrair amigos e parentes para a sua loja.

Se em tempos de epidemia você está pronto para transicionar para a loja onlin e tem mil dúvidas sobre como fazer, nos procure! A gente faz desde o site até o marketing de conteúdo personalizado para a sua empresa. Respondemos a todas a suas dúvidas e te ajudamos a montar seu ecommerce. É só marcar uma reunião conosco e nossos especialistas estarão felizes em te atender”

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