Iniciar um negócio: O guia completo de 12 etapas | T8F

ideias-criativas-de-marketing
Ideias criativas de marketing para obter mais clientes e seguidores
1 de outubro de 2019
melhorar-sua-memoria
5 maneiras cientificamente comprovadas de melhorar sua memória
29 de outubro de 2019

Iniciar um negócio: O guia completo de 12 etapas | T8F

iniciar-um-negocio

Não há limites para quem quer iniciar um negócio. Você não precisa necessariamente de um monte de dinheiro no banco ou mesmo experiência em negócios para iniciar algo que pode se tornar o próximo grande sucesso. No entanto, você precisa de um plano forte para executá-lo.

Se você é um empreendedor, é provável que você já tenha a motivação, mas talvez não saiba como começar a construir seu império.

É por isso que estamos aqui.

Confira este guia passo a passo para ajudar a transformar sua grande ideia em um negócio de sucesso.

1. Avalie-se para iniciar um negócio

Vamos começar com a pergunta mais básica: por que você deseja iniciar um negócio? Use esta pergunta para orientar que tipo de negócio você deseja iniciar. Se você quiser dinheiro extra, talvez deva começar uma confusão lateral. Se você quiser mais liberdade, talvez seja hora de deixar o emprego das 9 às 5 e começar algo novo.

Depois de ter o motivo, comece a se perguntar ainda mais para ajudá-lo a descobrir o tipo de negócio que você deve iniciar e se você tem o que é preciso.

  • Quais são suas habilidades?
  • Onde está sua paixão?
  • Onde está sua área de especialização?
  • Quanto você pode gastar, sabendo que a maioria das empresas falha?
  • Quanto capital você precisa?
  • Que tipo de estilo de vida você quer viver?
  • Você está pronto para ser um empreendedor?

Seja brutalmente honesto com suas respostas para conseguir iniciar um negócio. Isso criará uma base para tudo o que você fizer daqui para frente, por isso é melhor saber a verdade agora do que depois.

2. Pense em uma ideia para iniciar seu negócio. 

Você já tem uma ideia para iniciar seu negócio incrível? Se sim, parabéns! Você pode prosseguir para a próxima seção. Caso contrário, existem várias maneiras de começar a pensar em uma boa ideia. Um artigo sobre o empreendedor, ajuda as pessoas a desmembrar possíveis ideias de negócios.

Pergunte a si mesmo o que vem a seguir. Que tecnologia ou avanço está chegando em breve e como isso mudará o cenário de negócios como o conhecemos? Você pode ficar à frente da curva?

Conserte algo que o incomoda. As pessoas preferem ter menos coisa ruim do que mais coisa boa. Se sua empresa puder resolver um problema para seus clientes, eles agradecerão por isso.

Aplique suas habilidades a um campo totalmente novo. Muitas empresas e indústrias fazem as coisas de uma maneira, porque é assim que sempre foram feitas. Nesses casos, um novo conjunto de olhos de uma nova perspectiva pode fazer toda a diferença.

Use a abordagem melhor, mais barata e mais rápida. Você tem uma ideia de negócio que não é completamente nova? Nesse caso, pense nas ofertas atuais e concentre-se em como você pode criar algo melhor, mais barato ou mais rápido.

Além disso, saia e encontre pessoas e faça perguntas, procure conselhos de outros empreendedores, pesquise ideias online ou use qualquer método que faça mais sentido para você.

 3. Faça pesquisas de mercado. 

Alguém já está fazendo o que você quer começar a fazer? Caso contrário, existe uma boa razão para isso?

Comece a pesquisar seus possíveis rivais ou parceiros no mercado. Por exemplo, você pode realizar entrevistas por telefone ou pessoalmente. Você também pode oferecer pesquisas ou questionários que fazem perguntas como “Quais fatores você considera ao comprar este produto ou serviço?” E “Quais áreas você sugere para melhorar?”

Tão importante quanto isso, explica três dos erros mais comuns que as pessoas cometem ao iniciar sua pesquisa de mercado, que são:

  • Usando apenas pesquisa secundária.
  • Usando apenas recursos online.
  • Examinando apenas as pessoas que você conhece.

4. Obtenha feedback para poder iniciar um negócio 

Permita que as pessoas interajam com seu produto ou serviço e vejam qual é a opinião delas. Um novo conjunto de olhos pode ajudar a apontar um problema que você pode ter perdido. Isso ajudará a iniciar um negócio. Além disso, essas pessoas se tornarão seus primeiros advogados de marca, especialmente se você ouvir as opiniões deles e eles gostarem do produto.

Uma das maneiras mais fáceis de utilizar o feedback é focar na abordagem “A inicialização enxuta”, mas envolve três pilares básicos: prototipagem, experimentação e rotação. Empurrando um produto, obtendo feedback e depois adaptando-o antes de lançar o próximo produto, você pode melhorar constantemente e garantir a sua relevância.

Apenas perceba que alguns desses conselhos, solicitados ou não, serão bons. Parte disso não será. É por isso que você deve ter um plano sobre como receber feedback.

Pare! Seu cérebro provavelmente estará excitado ao receber feedback e pode começar a correr para más conclusões. Retarde e reserve um tempo para considerar cuidadosamente o que você acabou de ouvir.

Comece dizendo ‘obrigado’. As pessoas que dão um feedback negativo não esperam que você as agradeça, mas isso provavelmente fará com que elas o respeitem e incentive-as a continuar sendo honestas no futuro.

  • Procure o grão de verdade. Se alguém não gosta de uma ideia, isso não significa que odeie tudo o que você acabou de dizer. Lembre-se de que essas pessoas estão tentando ajudar e podem estar apenas apontando um problema ou solução menor que você deve procurar mais.
  • Procure os padrões. Se você continuar ouvindo os mesmos comentários, é hora de começar a sentar e perceber.
  • Ouça com curiosidade. Esteja disposto a entrar em uma conversa em que o cliente esteja no controle.
  • Descubra por que alguém gostou ou não de algo. Como você pode melhorar? Qual seria uma solução melhor?

Além disso, uma maneira de ajudá-lo a obter feedback negativo é criar um “muro do amor”, onde você pode postar todas as mensagens positivas que recebeu. Esse muro do amor não apenas o inspirará, mas você pode usá-los mensagens mais tarde, quando você começar a vender seu produto ou serviço. Revisões positivas online e depoimentos de boca em boca podem ajudar a fazer uma grande diferença.

5. Torne oficial.

Tire todos os aspectos legais do caminho mais cedo. Dessa forma, você não precisa se preocupar com alguém tendo sua grande ideia, ferrando você em uma parceria ou processando você por algo que você nunca viu acontecer. Uma lista de verificação rápida das coisas para sustentar pode incluir:

  • Nome da empresa
  • Registre sua empresa
  • Permissões
  • Licença
  • Conta bancária necessária
  • Marcas comerciais, direitos autorais ou patentes

Embora você possa fazer algumas coisas por conta própria, é melhor consultar um advogado ao iniciar, para garantir que você tenha coberto tudo o que precisa.

6. Escreva seu plano de negócios.

Um plano de negócios é uma descrição escrita de como a sua empresa evoluirá desde o início do produto final.

Eis o que sugerimos que deva constar no seu plano de negócios:

Folha de rosto. Comece com o nome da sua empresa, que é mais difícil do que parece.

  • Sumário executivo. Este é um resumo de alto nível do que o plano inclui, geralmente abordando a descrição da empresa, o problema que a empresa está resolvendo, a solução e por que agora.
  • Descrição do negócio. Que tipo de negócio você deseja iniciar? Como é a sua indústria? Como será no futuro?
  • Estratégias de mercado. Qual é o seu mercado-alvo e como você pode vender melhor para esse mercado?
  • Analise competitiva. Quais são os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? Como você vai vencê-los?
  • Plano de design e desenvolvimento. Qual é o seu produto ou serviço e como ele se desenvolverá? Em seguida, crie um orçamento para esse produto ou serviço.
  • Plano de operações e gerenciamento. Como o negócio funciona diariamente?
  • Fatores financeiros. De onde está vindo o dinheiro? Quando? Quão? Que tipo de projeção você deve criar e o que deve levar em consideração?

Para cada pergunta, você pode gastar entre uma a três páginas. Lembre-se de que o plano de negócios é um documento que respira a vida e, à medida que o tempo passa e o seu negócio amadurece, você o atualizará.

7. Financie seu negócio. 

Financie sua startup você mesmo. A inicialização do seu negócio pode levar mais tempo, mas a parte boa é que você controla seu próprio destino (e patrimônio).

Apresente suas necessidades a amigos e familiares. Pode ser difícil separar negócios e relacionamentos pessoais, mas se você estiver pensando em pedir um empréstimo, aqui está um recurso que você pode usar para torná-lo o mais direto possível.

Negocie um adiantamento de um parceiro ou cliente estratégico.

Equidade comercial ou serviços para ajuda na inicialização. Por exemplo, você pode oferecer suporte a um sistema de computador para inquilinos de escritório em troca de espaço de escritório gratuito. Você pode não ser pago por isso, mas também não precisará pagar por um escritório, e um centavo economizado é um centavo ganho.

Procure um empréstimo bancário ou linha de crédito. Aqui estão 10 perguntas que você deve fazer antes de solicitar um empréstimo bancário, incluindo se você se qualificará.

8. Desenvolva seu produto ou serviço. 

Depois de todo o trabalho que você dedicou ao iniciar o seu negócio, será incrível ver a sua ideia ganhando vida. Mas lembre-se, é preciso que uma vila crie um produto. Se você deseja criar um aplicativo e não é um engenheiro, precisará entrar em contato com uma pessoa técnica. Ou, se você precisar produzir um item em massa, terá que se unir a um fabricante.

Aqui está uma lista de verificação de sete etapas, incluindo encontrar um fabricante e estratégias de preços que você pode usar para o seu próprio desenvolvimento de produtos. Um ponto importante destacado pelo artigo é que, quando você estiver criando o produto, deve se concentrar em duas coisas: simplicidade e qualidade. Sua melhor opção não é necessariamente fabricar o produto mais barato, mesmo que diminua o custo de fabricação. Além disso, você precisa garantir que o produto possa atrair a atenção de alguém rapidamente.

Quando você estiver pronto para desenvolver o produto e terceirizar algumas das tarefas, verifique se:

  • Mantenha o controle do seu produto e aprenda constantemente. Se você deixar o desenvolvimento para outra pessoa ou outra empresa sem supervisão, poderá não conseguir o que imaginou.
  • Implemente verificações e balanços para reduzir seu risco. Se você contratar apenas um freelancer, é possível que ninguém possa verificar o trabalho dele. Se você seguir o caminho de freelancer, use vários para não precisar depender de apenas um.
  • Contrate especialistas, não generalistas. Conquiste pessoas que são impressionantes com a coisa exata que você deseja.
  • Não coloque todos os seus ovos em uma cesta. Certifique-se de não perder todo o seu progresso se um freelancer sair ou se um contrato não for cumprido.
  • Gerencie o desenvolvimento de produtos para economizar dinheiro. As taxas podem variar para os feelancer, dependendo de suas especialidades. Portanto, verifique se você não está pagando a um superqualificado quando conseguir o mesmo resultado final por um preço muito mais baixo.
  • Para ajudar você a ter paz de espírito, comece a aprender o máximo possível sobre a produção, para melhorar o processo e suas decisões de contratação à medida que o tempo passa.

Esse processo será muito diferente para empreendedores focados em serviços, mas não menos importante. Você tem várias habilidades pelas quais as pessoas estão dispostas a pagar por você no momento, mas essas habilidades podem ser difíceis de quantificar. Como você pode estabelecer a si mesmo e suas habilidades? Você pode criar um portfólio de seu trabalho, crie um site para mostrar sua obra de arte se você é um artista ou tem qualquer outra profissão, escrevendo se você é um escritor ou design se você é um designer.

Além disso, verifique se você possui os certificados ou requisitos educacionais necessários para que, quando alguém perguntar sobre seu serviço, você esteja pronto para aproveitar uma boa oportunidade.

9. Comece a construir sua equipe. 

Para dimensionar seus negócios, você precisará transferir responsabilidades para outras pessoas. Você precisa de uma equipe.

Se você precisa de um parceiro, funcionário ou freelancer, essas três dicas podem ajudá-lo a encontrar um bom ajuste:

  • Indique seus objetivos claramente. Certifique-se de que todos entendam a visão e seu papel nessa missão desde o início.
  • Siga os protocolos de contratação. Ao iniciar o processo de contratação, você precisa levar muitas coisas em consideração, desde a triagem das pessoas até as perguntas certas e os formulários adequados.
  • Estabeleça uma forte cultura da empresa. O que faz uma grande cultura? Quais são alguns dos blocos de construção?

10. Encontre um local. 

Isso pode significar um escritório ou uma loja. Suas prioridades serão diferentes dependendo da necessidade. Estilo de operação. Verifique se sua localização é consistente com seu estilo e imagem específicos.

Demografia. Comece considerando quem são seus clientes. Qual a importância da proximidade com a sua localização? Se você é uma loja de varejo que depende da comunidade local, isso é vital. Para outros modelos de negócios, pode não ser.

Tráfego de pedestres. Se você precisar que as pessoas entrem na sua loja, verifique se é fácil encontrá-la. Lembre-se: mesmo as melhores áreas de varejo têm pontos mortos.

Acessibilidade e estacionamento. Seu prédio é acessível? Não dê aos clientes um motivo para ir a outro lugar, porque eles não sabem onde estacionar.

Concorrência. Às vezes, ter concorrentes por perto é uma coisa boa. Outras vezes, não é. Você fez uma pesquisa de mercado para saber qual é o melhor para o seu negócio.

Proximidade com outros negócios e serviços. Isso é mais do que apenas tráfego de pedestres. Veja como as empresas próximas também podem enriquecer a qualidade da sua empresa como local de trabalho.

Imagem e histórico do site. O que esse endereço indica sobre sua empresa? Outras empresas falharam lá? O local reflete a imagem que você deseja projetar?

Ordenanças. Dependendo do seu negócio, isso pode ajudar ou atrapalhá-lo. Por exemplo, se você estiver iniciando uma creche, as ordenanças que afirmam que ninguém pode construir uma loja de bebidas nas proximidades podem adicionar um nível de segurança para você. Apenas certifique-se de que você não está tentando construir a loja de bebidas.

A infraestrutura do edifício. Especialmente se você estiver olhando para um edifício antigo ou se estiver iniciando um negócio online, verifique se o espaço pode atender às suas necessidades de alta tecnologia. Se você está falando sério sobre um edifício, convém contratar um engenheiro para verificar o estado do local e obter uma avaliação objetiva.

Aluguel, serviços públicos e outros custos. O aluguel é a maior despesa de instalações, mas verifique também os utilitários e se eles estão incluídos no arrendamento ou não. Você não quer começar com um preço e descobrir que pagará mais.

Depois de saber o que procurar e é hora de começar a procurar um lugar que atenda a todas as suas qualificações, essas quatro dicas podem ajudar.

  • Pense no seu próprio prazo. Os proprietários estão começando a oferecer aluguel de escritórios a curto prazo. Não fique preso a um contrato de longo prazo se isso não fizer sentido para os seus negócios.
  • Jogue o campo inteiro. Há todos os tipos de lugares para usar espaços de trabalho, centros de negócios para escritórios, sublocações e muito mais. Mantenha suas opções em aberto.
  • Clique pela cidade. Você pode encontrar o lugar perfeito usando recursos online.
  • Faça o acordo nos seus termos. Mais uma vez, você tem opções. Não fique preso a algo que o deixa desconfortável.
  • Depois de ter uma localização, você pode se concentrar na estética.

11. Comece a receber algumas vendas após iniciar seu negócio. 

Independentemente do seu produto ou setor, o futuro do seu negócio dependerá de receita e vendas. Steve Jobs sabia disso é por isso que, quando ele estava começando a Apple, ele passava dia após dia chamando investidores a sua garagem.

Há várias estratégias e técnicas de vendas diferentes que você pode empregar, mas aqui estão quatro princípios a seguir:

  • Ouça. “Quando você ouve seus clientes, descobre o que eles querem e precisam.
  • Peça um compromisso, mas não seja agressivo. Você não pode ter vergonha de pedir uma próxima etapa ou fechar uma venda, mas também não pode fazer com que os clientes sintam que os está forçando a fazer uma venda.
  • Não tenha medo de ouvir “não”. Como ex-vendedora de porta em porta ( E agora Sócia Proprietária da empresa T8F): “A maioria das pessoas é educada demais. Eles permitem que você faça o seu discurso, mesmo que não tenham interesse em comprar. E isso é um problema o tempo é o recurso mais importante “.

Faça disso uma prioridade. “Na verdade, criar receita e administrar um negócio lucrativo é uma boa estratégia para os negócios. Onde estamos que as pessoas pensam que os usuários, as visitas ou o tempo no site são o proxy para um negócio de sucesso?

Mas como você realmente faz essas vendas? Comece identificando destinos que desejam seu produto ou serviço. Encontre os primeiros a adotar o seu negócio, aumente sua base de clientes ou publique anúncios para encontrar pessoas que se encaixam no seu negócio. Em seguida, descubra o funil de vendas ou a estratégia certa que pode converter esses leads em receita.

12. Faça crescer o seu negócio. 

Existem milhões de maneiras diferentes de crescer. Você pode adquirir outro negócio, começar a segmentar um novo mercado, expandir suas ofertas e muito mais. Porém, nenhum plano de crescimento será importante se você não tiver os dois atributos principais que todas as empresas em crescimento têm em comum.

Primeiro, eles têm um plano para se vender. Eles usam a mídia social efetivamente por meio de campanhas orgânicas, influenciadoras ou pagas. Eles têm uma lista de e-mail e sabem como usá-lo. Eles entendem exatamente quem eles precisam segmentar (online ou off) com suas campanhas de marketing.

Então, uma vez que eles têm um novo cliente, eles entendem como retê-los. Você provavelmente já ouviu muitas pessoas afirmarem que o cliente mais fácil de vender é aquele que você já possui. Seus clientes existentes já se inscreveram na sua lista de e-mails, adicionaram as informações do cartão de crédito ao seu site e testaram o que você tem a oferecer. Ao fazer isso, eles estão começando um relacionamento com você e sua marca. Ajude-os a se sentirem tão bem quanto possível a esse relacionamento.

Comece utilizando essas estratégias, que incluem investir no atendimento ao cliente e se tornar pessoal, mas saiba que seu trabalho nunca será realizado. Você estará constantemente competindo com esses clientes no mercado e nunca poderá simplesmente descansar. Continue pesquisando o mercado, contratando pessoas boas e criando um produto superior e estará no caminho de construir o império que sempre sonhou.

Se você tiver um direcionamento correto, todo o seu marketing será beneficiada. No final, isso dá ao seu negócio uma chance muito maior de sucesso.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades semanalmente!

T8F
T8F
Nosso foco é atrair os usuários para o conteúdo que eles procuram. Arquitetos de marca, engenheiros digitais e desenvolvedores de conteúdo. Somos empreendedores em primeiro lugar. Entendemos a importância e o impacto que as campanhas bem executadas têm nos resultados finais de uma organização. É por isso que nossos clientes apreciam os conjuntos de habilidades e conhecimentos privilegiados que fornecemos e confiam em nossa equipe com soluções inovadoras e resultados transformadores. Ajudamos clientes em todo Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *